ONDE ACONTECE
Atualmente, a feira acontece no Parque da Cidade, com agenda fechada até dezembro de 2024. Antes disso, os empreendedores já passaram pelo Shopping Cidade, no Itaigara; Casa Guió, no Rio Vermelho; Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória Praça do Campo Grande e Passeio Público. Além da realização de uma edição especial de final de ano, em 2018, com a Associação de Artesãos da Bahia (Adaba), ocupando a praça de Cira, no Rio Vermelho, junto aos artesãos de todo estado.
COMO SURGIU
A Feira Vegana é um projeto coletivo, que nasceu no grupo fechado do Facebook “Ser vegano em Salvador”, quando uma confeiteira vegana publicou que sentia falta de ter uma feira de rua, assim como a Feira da Cidade e outras, totalmente vegana. A postagem gerou um engajamento inesperado, especialmente entre profissionais autônomos do ramo da alimentação vegana, e viabilizou a primeira reunião do grupo. Daí em diante, o coletivo seguiu realizando feiras. No primeiro ano, com dificuldade de manter uma periodicidade e a partir de 2019 com uma agenda fechada para atividades mensais no Passeio Público e com 40 expositores (entre cosméticos, alimentos, acessórios e brechó de roupas. Tudo sem ingredientes ou testes em animais).
Um dos fatores que contribuiu para realização e manutenção deste projeto, foi ter um grupo de comunicadores por trás da Feira Vegana. Inicialmente, envolvendo os próprios expositores com formação em comunicação e artes visuais, que já não trabalhavam ativamente nas suas áreas de formação e depois com profissionais ativos no setor – remunerados e como custos fixos da feira. Isso possibilitou que a Feira Vegana tivesse espaço na Revista Muito; no programa Soterópolis, da TVE Bahia; no Conexão Bahia, da Rede Bahia; na Tv Aratu, na Band, Record Bahia e diferentes portais de notícias, rádios, projetos de extensão de universidades, enfim. Hoje tem a honra de compartilhar espaços com projetos que dialogam diretamente com a proposta da Feira, como a Virada Sustentável, parceria realizada em 2019.